sexta-feira, 13 de março de 2009

Embiogênese II

Gastrulação

Após a formação da blástula, segue-se a segunda fase do desenvolvimento embrionário, a gastrulação, que consiste na formação de uma estrutura deominada gástrula. O termo gastro significa estômagoe, portanto, corresponde ao início da formação de um tubo digestivo.
Para a formação da gástrula, as células de um dos pólos da blástula sofrem uma invaginação até que encostem nas células do pólo oposto. Com isto, a blastocele desaparece, originando-se uma nova cavidade, o arquêntero, considerado o intestino primitivo, o qual se comunica com o exterior por meio de um orifício, o blastóporo, que poderá, mais tarde, originar a boca ou o ânus do animal.
Se originar a boca, o animal será um protostômio; se originar o ânus, será um deuterostômio.
A fase da gástrula é extremamente importante, pois é nela que aparecem os folhetos embrionários.
Nos animais do filo Porifera e Cnidaria, surgem apenas dois folhetos embrionários: a ectoderme, formada pela camada externa de células, e a endoderme, pela camada celular interna. Dessa forma, esses animais são ditos diblásticos, pois possuem apeas dois folhetos embrionários.
Nos demais filos, surgem na fase de gástrula, inicialmente, dois folhetos embrionários: a ectoderme e a mesentoderme. Esta, posteriormente, formará a mesoderme e a endoderme. Consequentemente estes animais são ditos triblásticos, ou seja, com três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.

Neurulação

Depois da formação da gástrula, começa a formação do sistema nervoso, além de outras estruturas. Essa nova etapa é chamada de neurulação.
Nessa fase, além do tubo neural, forma-se também uma estrutura de grande importância na sustentação inicial do embrião: é a notocorda. Os seres que possuírem essa estrutura na fase embrionária serão chamados de cordados. Os que apresentam a notocorda como única estrutura de sustentação por toda a vida serão denominados protocordados.
Para a formação do tubo neural, a ectoderme dorsal da gástrula começaa sofrer um achatamento, formando inicialmentea placa neural, que por invaginação forma o tubo neural, o qual dará origem futuramente ao sistema nervoso.
Simultaneamente, a mesentoderme da porção dorsal do arquêntero sofrerá três evaginações em conjunto, denominadas cordomesoblasto. A evaginação central forma a notocorda, estrutura de sustentação que futuramente poderá ser substituída pela coluna vertebral, e as duas evaginações laterais constituirão a mesoderme. No centro da mesoderme, surge uma cavidade, o celoma.
As outras células da mesentoderme formam a endoderme, que constitui o revestimento do arquêntero e este, por sua vez, dará origem aos aparelhos digestório e respiratório.
Os blocos de mesoderme crescem, introduzindo-se entre a ectoderme e a endoderme da região ventral do embrião, formando posteriormente diversos tipos de músculos. Já a mesoderme da região superior fragmenta-se em blocos, denominados somitos, que formarão a coluna vertebral e os demais ossos do corpo.
O folheto mesodérmico colado à ectoderme recebe o nome e somatopleura, e o colado à endoderme, de esplanctopleura.
Após a neurulação, ocorre o desenvolvimento dos diversos tecidos e órgãos animais até a completa formação do embrião.






Folheto

Tecidos e órgãos que origina no adulto

Ectoderme

Epiderme e seus anexos (pêlos, glândulas, etc)

Sistema Nervoso (cérebro, medula, nervos e gânglios nervosos)

Mesoderme

Derme (camada interna da pele)

Sistema Muscular (músculos lisos e esqueléticos)

Sistema Circulatório (coração, vasos sanguíneos e sangue)

Esqueleto (cránio, coluna vertebral e ossos dos membros)

Sistema Urogenital (rins e seus ductos, bexiga, uretra, gônadas e ductos genitais)

Endoderme

Epitélios e glândulas do tubo digestivo (fígado, pâncreas)

Epitélio do Sistema Respiratório (brânquias ou pulmões)

Epitélio do revestimento interno da bexiga urinária



Diferenciação Celular

A origem dos tecidos e órgãos adultos a partir dos folhetos embrionários deve-se a genesque se tornam ativos em determinados tecidos e inativos em outros, ou seja, os diferentes tecidos, com suas distintas funções, estão na dependência do controe genético celular.

2 comentários:

  1. Falou Falou mais não entendi nada do que é Embiogênese que é o que eu quero saber..

    ResponderExcluir
  2. Embrio= Embrião
    Gênese= Formação

    ResponderExcluir